Profissão: Delegado de Polícia Postado em 17 de junho de 2010, por . 43 comentários

O delegado de polícia presta um serviço inestimável à sociedade. É dele a responsabilidade de apurar delitos, responsabilizar aqueles que despespeitaram as normas de conduta e, com isso, contribuir para a redução dos indicadores de criminalidade. Buscando esclarecer os estudantes interessados na carreira, o Blog da FMP recorreu à experiência do delegado Antonio Carlos Pacheco Padilha. Como diretor do Departamento de Planejamento, Projetos e Convênios da Secretaria de Segurança Pública (DPLAN-SSP), ele fornece um panorama da profissão de delegado:

Descreva a rotina do delegado de polícia e as principais atribuições da profissão.

O dia-a-dia do Delegado de Polícia é bem movimentado. É evidente que as atividades diárias serão mais ou menos intensas dependendo do Órgão de lotação. No entanto, mesmo em cidades pequenas, as atividades diárias são as mais diversas, de modo que uma das características da função é a absoluta falta de monotonia, o que sem dúvida alguma é muito gratificante. Além de gerenciar toda a parte de funcionamento administrativo da Delegacia de Polícia (gestão de pessoas, de material, de despesas, etc.), há o desempenho da atividade precípua do Delegado de Polícia, qual seja conduzir os procedimentos policiais (Inquérito Policial, Termo Circunstanciado e Procedimento Especial para Adolescente). A condução das investigações, sem qualquer sombra de dúvida, é a atividade mais dinâmica, e exige uma certa dose de perspicácia e de muito boa técnica de investigação. Penso que o Delegado de Polícia, em razão da importância do cargo, deve manter estreitas relações com os demais Poderes e Instituições.

Qual o caminho a percorrer para se tornar delegado?

O caminho para se tornar delegado de polícia é único, qual seja, possuir o diploma do curso de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) e a aprovação em concurso público. O concurso público dependerá, por evidente, das exigências estabelecidas no edital. No Rio Grande do Sul tem-se exigido a aprovação em provas objetiva, dissertativa, oral e física. Com a aprovação nas etapas anteriores, o(a) candidato(a) deverá se submeter ao exame psicotécnico. Após, deverá ser aprovado no curso de formação de delegado de polícia.

Como está estruturada a carreira e a evolução do profissional até ele se tornar delegado e quais as possibilidades de crescer mais depois disso?

A carreira de delegado de polícia, em verdade, é única. Há uma divisão de classes, ingressando-se na 1ª e progredindo-se, por meio de promoções por mérito e antiguidade, para as classes seguintes (2ª, 3ª e 4ª, esta a última da carreira).

Quais são os atributos essenciais para se tornar um bom delegado?

Entendo que os atributos essenciais estão relacionados com a gestão de pessoas, o conhecimento jurídico e das técnicas de investigação. Importante, também, é a capacidade de gerenciar crises.

Quais os principais desafios da profissão?

Acredito que os principais desafios estão relacionados com a contribuição para a redução dos indicadores de criminalidade. Evidente que a redução dos indicadores de criminalidade não dependem, apenas, da atuação do delegado de polícia. No entanto, ao desempenhar sua função com eficiência e eficácia, ele inegavelmente estará contribuindo para tanto.

Entre os problemas que a classe dos delegados enfrenta, quais são os maiores?

Os principais problemas, a meu juízo, estão relacionados com a ausência de garantias da inamovibilidade e da vitaliciedade. Outrossim, entendo que deveria ser garantido o princípio institucional da independência funcional e que a escolha do Chefe de Polícia deveria ocorrer pelos integrantes da classe.

Quais benefícios tu destacarias na profissão?

A estabilidade oferecida pelo serviço público inegavelmente é um dos benefícios apresentados por qualquer função pública. A possibilidade de servir ao público – princípio condutor da postura profissional de quem ingressa no serviço público – também, é um benefício do cargo de Delegado de Polícia. É imensa a satisfação de podermos apontar a autoria e a materialidade de um delito, prestando este relevante serviço à sociedade.

O salário do delegado de polícia está vinculado aos salários do Ministério Público? Qual o salário-base da classe?

Não, o salário dos delegados de polícia não está vinculado aos salários dos promotores de justiça. Quando ingressei na carreira, em 1999, havia pouca diferença entre os vencimentos dos delegados de polícia e os de promotores de justiça e juízes de direito. No entanto, ao longo dos anos, foram sendo concedidos aumentos ao membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, não ocorrendo o mesmo com os delegados de polícia (houve aumento, mas em percentuais bem inferiores). Há um movimento, no país, visando o reconhecimento da carreira de delegado de polícia como sendo integrante das carreiras jurídicas. Essa medida, sem dúvida alguma, irá proporcionar avanços significativos para a carreira. No início da carreira, os delegados de polícia estão percebendo em torno de R$ 7.100,00.

Qual a recomendação que tu gostarias que tivessem te dado quanto tu ainda eras estudante?

Aproveite bem o curso de formação e procure explorar os professores ao máximo, na medida em que aquela etapa do concurso é o momento adequado para se adquirir conhecimentos técnicos que não são transmitidos, por evidente, durante a faculdade de direito. Outrossim, aproveite para visitar delegacias de polícia a fim de verificar, na prática, o funcionamento do órgão policial.

Tags:

Comentar

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Escreva seu comentário

 

Existem 43 comentários

  1. Bruna setembro 1, 2010 15:58

    Gostaria de saber qual a melhor faculdade desta área. Obrigada

  2. Peterson Cleiton outubro 28, 2010 13:01

    profissao de delegado é uma profissao muito boa mesmo,apesar de que recebemos um salario muito bom

  3. Peterson Cleiton novembro 9, 2010 14:14

    todas essas perguntas me ajudaram no meu trabalho de portugues.
    sao perguntas muito importantes que ajudara muito aquela pessoa que pretende ser um delegado de policia.

  4. Bruna Rafaella Nunes janeiro 8, 2011 12:01

    Sem dúvida alguma, futura delegada …
    gostaria de saber mais ,melhor faculdade e mais informaçães ♥

  5. Bruna Rafaella Nunes janeiro 8, 2011 12:03

    Futura delegada sem dúvidadas ♥

  6. gabriela borgens fevereiro 8, 2011 13:19

    gostaria de agradeçer pelas perguntas claras desta profissao maravilhosa e de um alto conhecimento exelente e que com certeza seguirei no futuro!!!

  7. natalia cristina março 26, 2011 13:29

    Delegado é uma profissão que chama muito a minha atenção, esse interrogatório me ajudo bastante para o meu futuro.

  8. Heitor março 29, 2011 17:28

    Se Deus quiser eu vou me formar para ser delegado federal, eu só tenho que aprender mais como defender ….

  9. Isabella Lonardelli maio 6, 2011 17:23

    Bom meu sonho é se torna delegada da cidade onde moro Linhares-ES, só que eu tenho muita dificuldades, mais pretendo realizar esse meu sonho me formando em direito, no momento estou cursando o 3° do ensino médio pretendo ficar um ano parada para depois começar cursa faculdade, nesse período irei trabalhar fazer cursinhos e prestar vestibular como treneiro!
    Eu sempre admirei as pessoas que seguem as carreiras juridicas ou na area da saúde só que na area da saúde não é muito pra mim! Bom achei muito interessante e almento mais ainda meu interesse em seguir essa area que e de beneficio a sociedade.

  10. samira neves dos santos maio 27, 2011 10:34

    nossa eu amei tudo isso… quero ser delegada

  11. Josaine Gondim junho 5, 2011 22:45

    Eu tenho 14 anos de idade, o que mais mexe comigo é ser delegada. Quero protejer o máximo das pessoas inocentes, e lutar contra a criminalidadade em nosso país. Sei que essa área merece muita dedicação, mais vou me dedicar-la ao máximo. É isso!

  12. adianofroes@oi.com.br julho 16, 2011 20:30

    o salário é bom,porem tendo em vista que os delegados em geral arriscam de mais suas vidas,sofrendo represálias,etc.enfim o salário R$ 15.000 ou mais.obrigado

  13. greice outubro 30, 2011 22:47

    Nossa ! eu já queria ser delegada , dppois dessa entrevista me deu mais vontade de seguir esta profissão !

  14. Patrícia novembro 3, 2011 20:00

    noossa, eu me interessei em ser delegada, achei muito legal, vou seguir esta carreira, pois me associo mais á essa area, sempre foi o meu porte maior (:

  15. hamoná silirce da silva martins fevereiro 14, 2012 22:06

    bom.. eu ainda tenho muitas dúvidas em relaçao a carreira profissional que eu vou seguir.. mas ultimamente eu tenho me interessado em ser delegada… li um pouco sobre essa profissao e gostei… sinto que me identifico nessa área.. ainda estou no segundo ano do ensino medio mas ja estou me decidindo e a partir dessa entrevista creio que realmente é isso que vou fazer .. faculdade de direito e me esforçar ao máximo para ser delegada… obrigada… foi muito últil essa entrevista *-*

  16. yolanda fevereiro 25, 2012 20:15

    Bom gostei muito de conhecer um pouco desta profissão que pretendo seguir quando adulta.

  17. yasmin maio 7, 2012 11:39

    profissão de delegado é uma profissão muito boa mesmo,eu gostaria muito de ser uma delegada isso e o meu sonho.

  18. Victória Ramos maio 26, 2012 21:55

    O Meu Sonho é Ser Delegada, Respeito Muito a profissão e Todos Os Delegados Também.
    Gostei Muito De Ler Isso ‘ Agora que Quero Ser Mesmo…
    Vou Fazer um Otimo Trabalho quando Eu Me Formar ‘

  19. Izabel Oliveira janeiro 13, 2013 21:12

    que concurso agente deve escolher?

  20. Helena neves janeiro 13, 2013 22:02

    Amei essa profissão! Espero no futuro ser uma excelente delegada de polícia s2. Essa entrevista me ajudou muito! *-*

  21. giselle barros abril 26, 2013 12:51

    adorei vai me ajudar muito.

  22. amanda campos abril 26, 2013 21:14

    Muito obrigado me ajudou muito.Tinha muitas dúvidas sobre a profissão.

  23. Lucas agosto 31, 2013 18:15

    Deus quiser, irei conseguir ser um Delegado! Não importa Civil ou Federal..
    Foco, determinação e muuuuuuito estudo!!

  24. BRUNA SARMENTO setembro 3, 2013 11:12

    Eu tenho 17 anos de idade, o que mais mexe comigo é ser delegada. Quero protejer o máximo das pessoas inocentes, e lutar contra a criminalidadade em nosso país. Sei que essa área merece muita dedicação, mais vou me dedicar-la ao máximo. É isso!Nossa ! eu já queria ser delegada , depois dessa entrevista me deu mais vontade de seguir esta profissão !

  25. Thalita jhenifer de jesus vieira outubro 9, 2013 12:22

    nossa muinto bacana,quero ser uma delegada e vou consequir
    estudar cada vez mais…..

  26. Glaucia outubro 13, 2013 12:13

    perfeito, uma profissão admirável que eu respeito muito e quero seguir carreira! depois que eu li tudo isso me motivei mais… é o q eu quero mesmo! muito bom!!!

  27. améllia novembro 27, 2013 10:56

    essa profissão é a que eu mim endentifico eu adimiro muito essa profissão e é a profissão que eu quero seguir no meu futuro e etc……

  28. delegada renata novembro 27, 2013 13:15

    ai senhor não vejo a hora de me forma em direito e realizar esse grande sonho além de cantora delegada sei que será possivel porque DEUS TA NO COMANDO…E TUDO POSSO NAQUELE Q ME FORTALECE.BOA SORTE PARA VCS AMIGOS Q TBM QUEREM SER DELEGADO(A) COLOQUEM SEMPRE DEUS NA FRENTE QUE D ATUDO CERTO..

  29. Tauama kerollen almeida morais dezembro 3, 2013 22:54

    essa profissão e muito dificil mais eu quero e essa mesmo

  30. Jeane dezembro 11, 2013 9:49

    Estudando com o objetivo de ser uma delegada, pois vejo que somado ao que foi colocado aqui, o delegado ele é uma peça importantíssima quanto ao primeiro contato que o individuo inocente ou culpado, ira receber e prestar informações, que serão relevantes para toda sua vida. Ja ouvi de professores que já foram ou são delegados que após o inquérito e todo o procedimento judiciário, mesmo o juiz dando a sentença com a base na Lei, eles (individuo que cometeu crime), sai com a ideia que foi o delegado que o prendeu, e na verdade o delegado como o Juiz exerce apenas o seu papel representando o interesse do Estado, que é proteger a sociedade. A ressocialização, entendo que não ocorre com todos (e isso não é culpa do Estado necessariamente), seja psicológicos entre outros que nem sempre são descobertos, mas um bom delegado, ele funciona como o primeiro profissional a analisar o sujeito e sua observação tanto para o judiciário com as provas materiais e testemunhais, como para aquele ser humano é fundamental, o dialogo pode ser o primeiro passo para uma mudança.

  31. milena dezembro 18, 2013 12:43

    ACHEI MUITO BOM PRETENDO SER DELEGADA NA FÉ DE DEUS E MEU INTERESSE CADA VEZ AUMENTA ISSO SO ME FORTALECE AMEI SABER MAIS CADA DIA MAIS SERA ASSIM

  32. Danyelle Aleixo janeiro 10, 2014 10:00

    Futura Delegada <3

  33. renata aguiar janeiro 22, 2014 13:03

    tudo de bom..
    essa profissão sempre foi meu sonho..
    e agora vou realiza-la
    obrigado

  34. Cleri Moreira janeiro 31, 2014 14:42

    Eu chego la, é meu sonho ser Delegada, e se Deus quizer vou conseguir, me ajudou muito essa entrevista.

  35. Jéssica da silva alencar fevereiro 18, 2014 8:23

    primeiramente quero agradecer a vocês por suas imformações.
    com a ajuda de vocês eu aprendie oque é ser uma delegada, sem a opinião de vocês eu não conseguiria nem onde chegar.
    hoje eu tenho 15 anos mas já mim esforço o bastante para chegar onde vocês chegarão.
    eu sei que eu sou muito nova pra já ta pensando no oque ser no futuro.
    antes eu queria ser advogada, mas através de seus intuitu acabei querendo ser uma profissional.
    ABRAÇOS DE UMA FUTURA DELEGADA

  36. juliana dantas gomes de araujo fevereiro 18, 2014 16:18

    eu só tenho 9 anos mais sonho em ser delegada eu acho que e uma profissão de difícil de conseguir mais se esforçando estudando vou com seguir por que quero ser e vou persisti ate eu conseguir e tenho muito orgulho dessa profissão sei que eu sou pequena mais nem ligo quero ser por que eu gosto acho importante ser delegada resolvendo os crimes me orgulho dessa profissão e essa profissão quando crescer vou ser delegada com muito orgulho……….

  37. ester maio 2, 2014 14:57

    então eu queria saber com quantos anos começa a fazer cuso de direito ?

  38. Maria Eduarda maio 4, 2014 14:51

    Quando eu crescer quero ser uma delegada Civil acho esse trabalho muito legal mais tanbem muito responsavel , quero saber aonde eu encontro uma faculdade ” boa” Para o meu trabalho … obrigada .

  39. Layane Alves julho 10, 2014 15:46

    Eu pretendo investir na carreira de delegada, mais ainda sou nova como você se preparou pra profissão? e com quantos anos começou a se preparar pra cursos e faculdade?

  40. Layane Alves julho 10, 2014 15:49

    Eu quero muito seguir nessa profissão, e investir sério nisso… você sabe me dizer quais curso começo a fazer ? no caso tenho 14 anos e quando eu for pro 2 ano pretendo fazer um curso pra me ajudar quando eu entrar na faculdade… moro no Rj

  41. jessica agosto 26, 2014 17:22

    olha muito obrigado pois essas informações me ajudaram muito agora tenho certeza do quero ser uma delegada Federal não só pelo salario claro tbm mas gostei muito da informação mas eu queria fazer uma pergunta é .
    qual curso vc me indicaria fazer pois tenho 15 anos e quero já começar a me aprofundar no assunto ?

  42. Prado setembro 1, 2014 13:05

    Quantos anos demora pra se torna um delegado?

  43. jennifer setembro 1, 2014 17:53

    Meu sonho é ser Delegada Federal