Direito e Filosofia, uma relação de parentesco e amizade Postado em 25 de novembro de 2010, por . Seja o primeiro a comentar

Ao falar das duas disciplinas, o Dr. Nelson Boeira descreve direito e filosofia como parentes e amigas. “Existem certas questões que nem mesmo sabemos se são questões de filosofia ou de Direito”, pondera o professor, que atualmente leciona no Departamento de Filosofia da UFRGS. Boeira discutirá a relação entre ambas em “Direito e Filosofia: um diálogo necessário”, na próxima terça-feira, 30/11, às 17h, no auditório da Procuradoria Regional da República.

Na primeira parte de sua apresentação, o especialista irá expor um panorama das relações que a filosofia e o direito mantiveram ao longo dos séculos desde a Grécia Antiga. São muitos pontos de contato e influência mútua: “Os conceitos de contrato e pessoa são ideias que os filósofos encontraram no direito e que passaram a ter um papel central na história da filosofia”, cita Boeira, “as regras da argumentação pública, utilizadas nas controvérias jurídicas, têm sua origem na filosofia grega”, acrescenta. Para Boeira, não há área fundamental do direito que, quando examinada de maneira aprofundada, deixe de revelar reflexões filosóficas.

Todas essas ideias estão na base da Pós-Graduação em Filosofia do Direito que a FMP oferece a partir de 2011/1. Por isso, na segunda parte de sua palestra, o Dr. Nelson Boeira irá falar sobre a proposta do curso, do qual ele além de ser consultor é integrante do corpo docente. “É a primeira vez no Brasil em que se faz um curso com uma formulação tão nítida e precisa nesta orientação. Além de discutir  problemas, serão transmitidos conceitos essenciais da filosofia ao profissional do Direito”, explica ele.

Sugestões de autores para quem deseja colocar a leitura em dia:

Entre os diversos autores que serão examinados durante o curso estão Platão, Aristóteles, Cícero, Tomás de Aquino, Hobbes, Kant, von Jhering, Kelsen, Habermas, Hart, Alexy, Searle, Ralws e Dworkin.

Palestra “Direito e Filosofia: um diálogo necessário”

Data: 30/11/2010

Horário: 17h

Local: Auditório da Procuradoria Regional da República (Sete de setembro, 1133, 18º andar)

Mais sobre o palestrante: Dr. Nelson Boeira é Professor adjunto do Depto de Filosofia da UFRGS, nas áreas de Ética, Filosofia Política e Filosofia do Direito.  Ex-professor dos Deptos de Filosofia, Ciência Política e Sociologia da Unicamp. MA em Sociologia (New School for Social Research, USA), Ph.D em História (Yale University, USA), estágio de pesquisa na Universidade de Paris-Sorbonne, visiting fellow do Departamento de Filosofia da Tufts University, USA.

Clique aqui para se inscrever no evento (válido como Atividade Complementar).

Tags:

Comentar

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Escreva seu comentário